quarta-feira, 24 de junho de 2009

PRIMEIRA SEMANA DE ESTÁGIO


Observações Pessoais da Primeira Semana de Estágio


Na nossa primeira semana de regência em estágio, foi marcada por percebemos fatores que não tinham sido esclarecidos na semana do diagnóstico; como por exemplo, a presença de alunos especiais na turma. Esses por sua vez, foram uma das questões que mais nos abalaram, pois já tínhamos experiência como professora, tanto eu como minha dupla, mas no entanto, nunca tinhamos trabalhado com alunos com “Deficiência Intectual” e nem formação para tal, pois infelizmente por motivo curricular o curso de Pedagogia na UESB, apenas tem a disciplina Educação Especial no VIII semestre e naquele momento estávamos focando apenas a surdez em sala de aula com Professora Sirlândia.


Vale salientar que mudamos quase todas as nossas metodologias de trabalho seguida de atividades, para darmos conta de conseguir prender a atenção de dois alunos com TDAH, sendo que um deles também tinha Baixa Visão, um na fase silábica, outro na fase pré-silábica e um outro aluno com Dislexia, na fase pré-silábica.



OBS: TODAS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)


O TDAH provoca no individuo, deficit de atenção, é também uma condição de base orgânica, que tem por principais características dificuldades em manter o foco da atenção, controle da impulsividade e a agitação - que é a hiperatividade. É também chamado de DDA, THDA, TDAHI, entre outras siglas.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera deficiente visual a pessoa que é privada, em parte (segundo critérios pré-estabelecidos) ou totalmente da capacidade de ver. Baixa visão (ou visão subnormal) é o comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos, mesmo após correção de erros de refração comuns com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas. Trata-se de uma definição técnica e quantitativa. Baixa visão é para quem tem uma acuidade visual menor que 0,3 (Snellen), até a percepção de luz ou, um campo visual menor que 10 graus do ponto de fixação. Os principais indícios relacionados à deficiência visual são: constante irritação ocular, excessiva aproximação junto ao rosto para ler ou escrever, dificuldade para leitura à distância, esforço visual, inclinação da cabeça para tentar enxergar melhor, dificuldade de enxergar pequenos obstáculos no chão, nistagmo (olho constantemente trêmulo), estrabismo ou dificuldade de enxergar em ambientes claros.


DISLEXIA é uma das mais comuns deficiências de aprendizado. Segundo pesquisas realizadas, 20% de todas as crianças sofrem de dislexia – o que causa com que elas tenham grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar. Pessoas disléxicas – e que nunca se trataram – lêem com dificuldade, pois é difícil para elas assimilarem palavras. Disléxicos também geralmente soletram muito mal. Isto não quer dizer que crianças disléxicas são menos inteligentes; aliás, muitas delas apresentam um grau de inteligência normal ou até superior ao da maioria da população.

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