domingo, 21 de junho de 2009

Filme: Mentes perigosas


Na obra cinematográfica “Mentes Perigosas”, a atriz Michelle Pfeiffer tem um desempenho emocionante no papel de uma ex-fuzileira naval que troca a vida militar pela de professora. Assim LouAnne Johnson, que sempre sonhou em lecionar, consegue um emprego numa escola de um subúrbio de baixa renda como professora de um grupo de adolescentes problemáticos para quem o fracasso é uma rotina. Determinada a conquistar a confiança e a mudar a vida desses jovens, LouAnne exige tudo de seus alunos e de si mesma e acaba tendo que aprender duras lições, para sobreviver esta situação.
Dentre estes fatos narrados, perpassando para nosso estágio em Educação Fundamental I. Este por sua vez, uma experiência significativa e ao mesmo tempo tempestuosa. Pois nos deparamos com o choque entre a teoria e a prática, que nos traz também fatores influentes, educador e formador, para nossa vida profisional, tais como: a heterogeneidade da turma, a violência, os alunos especiais, o resgate de valores e a mudança curricular, se levarmos em conta de fato as necessidades dos alunos. A partir destes presupostos, podemos sim afirmar que, o contexo de uma sala de aula sempre será supreendente, pois nenhum planejamento será repetido. Não existe algo estático na educação, mas sim sujeito e situações de mobilidade. Onde o professor busca a melhor metodologia que conseguirá atingir sua turma, a melhor maneira de promover o ensino aprendizado tão bem divugado e pouco praticado em determinada situações de descaso educacional por parte de alguns discentes e docentes.

Um comentário:

  1. Ops,

    Vc foi na mosca. A sala de aula é um espaço de complexidade e de incerteza. Entretanto, precisamos juntar o máximo de certezas para vencermos as incertezas.

    ResponderExcluir