Desde o período do diagnóstico que aplicamos em nossa turma de estágio, percebemos dificuldades por parte da turma em leitura, escrita e interpretação de texto de forma geral. Também nesse mesmo período, identificamos entre os vinte seis alunos, quatro discentes que encontra-se na fase silábica e outros cinco na fase pré-silábica. A partir deste contexto diagnósticado, buscamos assim artificios contribuintes na formulação do nosso projeto, para conseguir intergrar toda essa realidade em um só contexto, ate por que estamos nos referindo a um turma do 5º ciclo do Ensino Fundamental.
Buscamos para construção do nosso projeto, devido a realidade em sala, autores como Leda Verdiani Tfouni, no seu livro Letramento e Alfabetização (2000), para nos orientar de fato o que venha ser letramento no seu contexto mais significativo da palavra, levando sempre em consideração a leitura de mundo e os conhecimentos previos que todos possuem. Devido a estes fatos, atividades programadas, diversificadas e diferenciadas, tendo como objetivo conseguir colocar todos no mesmo tipo de interpretação, ate por que estamos nos referindo a um projeto de leitura cujo tema, “Conto que te conto, Fábula que te vejo e Música que te escuto”, precisava de um contexto que buscasse assim, interagir com toda turma, independente do nível de cognição dos discentes.
Buscamos para construção do nosso projeto, devido a realidade em sala, autores como Leda Verdiani Tfouni, no seu livro Letramento e Alfabetização (2000), para nos orientar de fato o que venha ser letramento no seu contexto mais significativo da palavra, levando sempre em consideração a leitura de mundo e os conhecimentos previos que todos possuem. Devido a estes fatos, atividades programadas, diversificadas e diferenciadas, tendo como objetivo conseguir colocar todos no mesmo tipo de interpretação, ate por que estamos nos referindo a um projeto de leitura cujo tema, “Conto que te conto, Fábula que te vejo e Música que te escuto”, precisava de um contexto que buscasse assim, interagir com toda turma, independente do nível de cognição dos discentes.
Oi Jamille,
ResponderExcluirEsse processo de diagnóstico é fundamental em qualquer prática pedagógica. Mesmo que o período seja curto e não possamos aprrender todo o moviemnto da classe, é fundamental um mapeamento incial para o início das atividades.