quarta-feira, 24 de junho de 2009

APLICAÇÃO DO PROJETO

Nosso projeto constou com vinte intervenções, onde a primeira semana exploramos as principais características da estrutura física de uma fábula, leitura, interpretação e escrita das mesmas. Podemos garantir que em nossa turma, foi uma das semanas mais produtivas a nível de atividades. Pois em nossa primeira intervenção, fizemos a leitura de uma fábula, dividimos a sala em grupos, pontuamos no quadro o que eles tinham visto de diferente no texto em mãos, para cada grupo entregamos uma pergunta interpretativa, logo após alguns minutos, pedimos a resposta a partir dos seus entendimentos. Damos continuidade e para cada aluno entregamos uma folha de oficio, também pedimos que eles desenhasse sequencialmente todas as cenas da fábula lida e finalizamos o dia com uma interpretação individual. No segundo dia explicamos o que era a moral da fábula, deixamos bem claro que esta mensagem eles poderiam também criar a partir do que eles tinham entendido do texto; após leitura e interpretação individual do mesmo, entregamos uma fábula impressa porém sem a moral e pedimos para os discentes criarem a sua própria mensagem. Na terceira intervenção trabalhamos com a necessidade da coesão e da coerência em todo texto, assim misturamos duas fábulas, fizemos a leitura e perguntamos a turma o que eles tinham entendido, observamos que nessa atividade a interação com o recorte e a colagem para estruturação correta das fábulas, causou na turma um enorme frisson, alguns ate percebemos a falta de coordenação para o recorte e a colagem. A quarta intervenção foi marcada pela construção de uma fábula individualmente por cada aluno, onde percebemos que tudo que tínhamos explorado desde o inicio da semana tinha dado resultados. Enquanto a ultima intervenção buscou promover o ensaio e apresentação de uma fábula como peça teatral. Abro parêntese para ressaltar que em todas as intervenções fizemos atividades diferentes para os alunos que ainda estão na fase pré-silábica e silábica dos demais alunos que já sabiam lê.

Um comentário:

  1. Oi Jamille,

    Que legal a sua sensibilidade para modificar o roteiro na caminhada. Precisamos perceber os atos de currículo como estruturas em constante modifcação. Sem essa sensibilidade do educador, os projetos são vistos como gesso que não requerem nenhuma modificação. Parabéns pelas reflexões e pelo processo de auto formação.

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