domingo, 12 de julho de 2009


Na atualidade a educação passa e já passou, por grandes transformações de cunho metodologicos e ate mesmo currícular. Porém existem fatores conturbadores que de alguma forma terminam atrapalhando o verdadeiro papel educacional, como: a influência currícular, que mesmo com mudanças continuam servindo a determinadas “classes sociais”.
Também não podemos deixar de citar as fortes influências políticas que disponibilizam cargos no setor educacional, em alguns casos a pessoas sem determinadas competências para exerce-los, ou outros fatores, interligados aos económicos, ou seja, a miséria de um pais, onde a renda percapita é dividida de forma irregular, onde uma minoria ficam com as grandes fatias de verbas e a maioria sofre nas filas dos hospitais e em alguns casos, por sua vez seus filhos vão a escola, apenas para garantir as ajudas de custos doadas pelo governo e a merenda escolar.
E nos perguntamos: como vai a educação? Bem obrigada para os que de alguma forma já acostumaram-se com todo o seu contexto atual, muito mau obrigada, para aqueles que não imaginam e nem mesmo acreditam mais em seu verdadeiro papel quanto educador. Essas e outras são questões que nessecitam fortes reflexões de cunho qualitativos, para que estimule o professor a sair do determinismo senso comum e torne-se um agente da pesquisa norteadora e educacional.
Jamille Barbosa Lima.

2 comentários:

  1. Oi Jamile,

    Vc acertou na mosca quando tocou na questão da pesquisa. Sem pesquisa, ficaremos sempre no terreno do disse me disse e do senso comum, sem compreensermos de forma mais aprofundada as questões educacionais. Num cenário de enormes mudanças e transformações, pesquisar é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Jamille, adorei o "Professora" com lerta maiúscula...vc se enquadra perfeitamente...
    Sem falar que vc também é uma "Pessoa" com lerta maiúscula!!!
    Adorei as dicas das brincadeiras.
    CHOQUEI!!!...kkkk
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir