Próximo ao início de um novo estágio, agora especificamente no Ensino Fundamental I, recordo-me do estágio em Educação Infantil e todas novidades. Naquele momento o confronto entre a teoria e a prática levantou algumas questões como: "Para que lemos tanto determinado autor se na sala de aula, no cotidiano escolar ele não nos dá embasamento"? Porém apesar de saber desde já que nem tudo que estudamos podemos transferir para esta experiência gratificante, que é atuar em uma sala de aula, posso afirma-lhe que, o suporte teórico é necessário sim, desde que conseguimos humaniza-lo.
gostei das suas palavras Mille, sempre muito objetiva e corretíssima! Boa sorte no novo estágio para você e Sil. Beijos.
ResponderExcluirOi Jamille,
ResponderExcluirVc tem toda razão quando coloca essas reflexões. Não é que a gente não precise da fundamentação teórica.O problema é que o currículo do nosso curso não articula o fazer pedagógico com os desafios vivenciados na sala de aula. Aí... achamos que não precisamos da teoria. Mero engano o nosso.