domingo, 22 de março de 2009

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS...





MOMENTO DA ESCOLHA PROFICIONAL
Dentre todas as profissões que poderia ter escolhido ou para ser mais explícita dentre os cursos oferecidos pela UESB Campus Jequié que poderia escolher, optei por Pedagogia. Pois desde criança espelhei-me muito em minha mãe que fez Magistério e sempre comentou dentro de casa a sua emoção em ver uma criança ou um adulto, aprender a ler e a escrever, em suas experiências da docência.
ESCOLHA...
Quando terminei o Ensino Fundamental II, tive que optar entre o Magistério e o Científico, atualmente chamado Formação Geral. Terminei escolhendo o Científico, pois minha família gostaria que eu seguisse profissões como Advogada, Médica, ou qualquer outra coisa que não estivesse relacionado à educação. Como era muito nova achei que deveria seguir seus conselhos.O primeiro vestibular que prestei passei, o curso era Ciências Contábeis, na Faculdade Integrada de Jequié. Cursei até o terceiro semestre e um dos fatores que me levaram a trancá-la, foi o fato de estar trabalhando em uma escola e as cobranças que eram feitas por parte da direção, por esta fazendo um curso bacharelado e não licenciado, me fizeram refletir o que realmente gostaria de seguir como carreira profissional. Então busquei o apoio da família, que apesar de não concordar com o trancamento da Faculdade de Ciências Contábeis, encorajaram-me muito e resolvi fazer novamente vestibular.
No momento da escolha do novo curso, identifiquei-me com as informações que obtive através de amigas que já tinham feito o curso na UESB, com Pedagogia. Pois sempre gostei de crianças na sua pura essência e com a experiência que tinha chegado antecipadamente da docência, terminei acreditando na escolha. Hoje creio que o curso de Pedagogia chegou ao momento certo em minha vida, na mais plenitude das suas facilidades e até mesmo das suas dificuldades, tenho prazer em ir para Universidade, pois a mesma me proporciona construir a cada dia, novos conhecimentos. Fiz também grandes amizades, como Eliana e Silmara, colegas de sala, amigas e grandes parceiras de debates e questionamentos deste vasto processo chamado ensino-aprendizagem.
DOCENCIA...
Sempre trabalhei como professora, mais precisamente com o Ensino Fundamental II ou EJA. Porém após todo percurso realizado que envolve desde a escolha do curso de Pedagogia na UESB; uma Universidade que possui alguns problemas que não podemos negar, mais que nos oferece conhecimentos e credibilidade, fui adquirindo saberes específico e diversificados ao decorre do tempo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS-DCHL
CURSO PEDAGOGIA
Desde a matrícula, a novidade do primeiro semestre, seguido a caminha construída até os dias atuais, não esquecendo a significância do VII semestre e o estágio em Educação Infantil. Posso garantir que muito do que aprendemos em sala de aula, foram consagrados em "livro de ouro", enquanto outras informações precisam ser refletidas para serem reconstruídos novamente a todo o momento. Essas e outras são questões bastante discutidas entre nós estagiários, do VIII semestre neste período tão decisivo para nossa formação.

Um comentário:

  1. Jamille,

    Adorei seu relato sobre sua itinerância docente. É muito difícil encontrar alunas tão comprometidas como vc. Parabéns!Ppara enriquecer mais o blog, traga reflexões teóricas sobre a EJA, quais tuas dificuldades? Reflita sobre o estágio de Educação Infantil, o choque teoria e prática etc.

    Socorro

    ResponderExcluir