segunda-feira, 23 de março de 2009

Lembranças Significativas...




Próximo ao início de um novo estágio, agora especificamente no Ensino Fundamental I, recordo-me do estágio em Educação Infantil e todas novidades. Naquele momento o confronto entre a teoria e a prática levantou algumas questões como: "Para que lemos tanto determinado autor se na sala de aula, no cotidiano escolar ele não nos dá embasamento"? Porém apesar de saber desde já que nem tudo que estudamos podemos transferir para esta experiência gratificante, que é atuar em uma sala de aula, posso afirma-lhe que, o suporte teórico é necessário sim, desde que conseguimos humaniza-lo.

domingo, 22 de março de 2009

Minha História De Vida...



SIMPLESMENTE JAMILLE...
Meu nome é Jamille, sou filha de Maria de Fátima e Hildete. Nasci no dia 01 de Março, aqui mesmo em Jequié-Ba, cidade que amo muito.
Entre todos os momentos da minha vida que guardo lembranças, a minha infância esta de forma significativa em meu coração. Pois parte da mesma morrei em Zona Rural, mas especificamente no período em que a criança é inserida na Educação Infantil. Assim posso te garantir que na minha escola não tinha nem se quer lápis de cor, mas tinha muito amor. Fui alfabetizada em casa, por minha mãe, Professora formada pelo Magistério. Aprendi muito com aquela paisagem, com toda natureza. Aprendi sim, ver todas manifestação de "Deus" no espaço, com as plantas e os animais e principalmente a respeita-los. Aprendi com a interação com o meio.
MEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO...

Desde quando comecei a conhecer e identificar as letras até conseguir forma palavras, foi bastante encantador.
Aprendi a ler primeiro, depois escrever. Lembro que na minha casa só tinha a Bíblia como livro, mas mesmo assim amava ver minha mãe fazer as leituras e depois perguntar para o meu pai o que ele tinha entendido, aproveitava o momento para fazer também os meus comentários, que por sinal era muito engraçado, conta o meu pai todo orgulhoso dizendo que sempre fui uma criança inteligente e esperta.
Quando fui para escola tive dificuldades em saber em que série ficaria, "como solução para este problema", foi necessário fazer uma rápida avaliação, que constava em leitura de um texto, escrever meu nome e contar de forma correta.

INSTITUIÇÃO ESCOLAR FORMAL

Gostava de ir a escola, tinha um pouco de dificuldades, mas lembro das reuniões de pais e mestres, das palavras das professoras dizendo a minha mãe e o meu pai que por sua, sempre foi muito presente e o meu maior incentivador, que poderiam ficar despreocupados, pois era esforçada e conseguiria acompanhar a turma.
E de fato acompanhei, tenho orgulho dos meus boletins e mais ainda de nunca ter ido para recuperação, em um ensino onde a nota sempre prevalecia.
"Experimentei, aprendi e tenho muito o que aprender, pois somos seres intermináveis que precisamos crescer..."

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS...





MOMENTO DA ESCOLHA PROFICIONAL
Dentre todas as profissões que poderia ter escolhido ou para ser mais explícita dentre os cursos oferecidos pela UESB Campus Jequié que poderia escolher, optei por Pedagogia. Pois desde criança espelhei-me muito em minha mãe que fez Magistério e sempre comentou dentro de casa a sua emoção em ver uma criança ou um adulto, aprender a ler e a escrever, em suas experiências da docência.
ESCOLHA...
Quando terminei o Ensino Fundamental II, tive que optar entre o Magistério e o Científico, atualmente chamado Formação Geral. Terminei escolhendo o Científico, pois minha família gostaria que eu seguisse profissões como Advogada, Médica, ou qualquer outra coisa que não estivesse relacionado à educação. Como era muito nova achei que deveria seguir seus conselhos.O primeiro vestibular que prestei passei, o curso era Ciências Contábeis, na Faculdade Integrada de Jequié. Cursei até o terceiro semestre e um dos fatores que me levaram a trancá-la, foi o fato de estar trabalhando em uma escola e as cobranças que eram feitas por parte da direção, por esta fazendo um curso bacharelado e não licenciado, me fizeram refletir o que realmente gostaria de seguir como carreira profissional. Então busquei o apoio da família, que apesar de não concordar com o trancamento da Faculdade de Ciências Contábeis, encorajaram-me muito e resolvi fazer novamente vestibular.
No momento da escolha do novo curso, identifiquei-me com as informações que obtive através de amigas que já tinham feito o curso na UESB, com Pedagogia. Pois sempre gostei de crianças na sua pura essência e com a experiência que tinha chegado antecipadamente da docência, terminei acreditando na escolha. Hoje creio que o curso de Pedagogia chegou ao momento certo em minha vida, na mais plenitude das suas facilidades e até mesmo das suas dificuldades, tenho prazer em ir para Universidade, pois a mesma me proporciona construir a cada dia, novos conhecimentos. Fiz também grandes amizades, como Eliana e Silmara, colegas de sala, amigas e grandes parceiras de debates e questionamentos deste vasto processo chamado ensino-aprendizagem.
DOCENCIA...
Sempre trabalhei como professora, mais precisamente com o Ensino Fundamental II ou EJA. Porém após todo percurso realizado que envolve desde a escolha do curso de Pedagogia na UESB; uma Universidade que possui alguns problemas que não podemos negar, mais que nos oferece conhecimentos e credibilidade, fui adquirindo saberes específico e diversificados ao decorre do tempo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS-DCHL
CURSO PEDAGOGIA
Desde a matrícula, a novidade do primeiro semestre, seguido a caminha construída até os dias atuais, não esquecendo a significância do VII semestre e o estágio em Educação Infantil. Posso garantir que muito do que aprendemos em sala de aula, foram consagrados em "livro de ouro", enquanto outras informações precisam ser refletidas para serem reconstruídos novamente a todo o momento. Essas e outras são questões bastante discutidas entre nós estagiários, do VIII semestre neste período tão decisivo para nossa formação.