domingo, 19 de abril de 2009

O PORTÃO DA ESCOLA


O portão de toda escola traz a responsabilidade de retratar de formar coerente, quem de fato é a sua clientela. Palavra esta por sua vez, muito criticada por alguns educadores. Porém compreensiva se partimos de um olhar, que designa o valor de servir ao seu público que a escola possui. Portanto no Centro Educacional Professor Brito não foi diferente, o contato humano visto desde o inicio da chegada dos seus alunos, retrata uma vivência típica de dicentes daquela faixa etária compostas de sentimentos que em muitos casos harmônicos e em outros explosivos, em alguns momentos apaixonadas e vibrantes por descobrir o desconhecido e em outros compostos de limitações, ou seja, regras necessárias para convívio em sociedade. Assim finalizo meu comentário citando Paulo Freire que diz no II prefacio do seu Livro Medo e Ousadia na Educação. “Para falar de educação é preciso viver a educação, em todos os seus sentidos”.

2 comentários:

  1. Pois é Jamille,

    Deixar ficar-se no portão da escola, é de suma importância para conhecermos os nossos alunos e a comunidade escolar como um todo. E isso não é fácil se não aguçarmos nosso olhar de pesquisadores. É preciso ver além, com o terceiro olho, o que não se manifesta de forma tão clara.

    Muito legal sua reflexão.

    Socorro

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou estudante e gosto demais de Literatura. Apesar disso, busco bastante informação para poder escrever textos melhores. Às vezes, acho sites como o seu e meio os artigos para entender um pouco mais sobre assuntos diversos dos que eu estou acostumada. Foi pesquisando para meu site de frases e status para Whats que cheguei aqui. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir